15 de abril de 2011

"Nosso dever é Experimentar"

... já dizia Alexsandr Rodchenko, artista russo que viveu em seu país desenvolvendo o olhar em diversos campos. Rodchenko que sempre contou com o apoio da sua família, deu o ar da graça nas artes plásticas, na escultura, fotografia e também no design gráfico. Foi um dos colaborados na vanguarda do Construtivismo Russo e do design moderno, então apresentado por volta de 1920. 
Suas experimentações no campo da fotografia, encontrando novos ângulos até então não utilizados, como a diagonal, o olhar de baixo para cima e de cima para baixo, trouxe para esta arte uma nova forma de se observar e interpretar as ações de um mundo. Suas fotomontagens, feitas com tesoura e cola, demonstram uma mente criativa em busca de valorizar o tema que partiam do cotidiano à celebridades. Momentos históricos militares e artísticos, marcados em fotojornalismo e diagramações de páginas de revistas importantes para sua época. 
Experimentações que envolviam ambientes como a natureza, o trabalho braçal, a industrialização, a arte, a vida. Rodchenko olho o mundo ao seu redor e registrou cada momento dele, fugindo do tradicional, inovando em casa detalhe. 

Organizada pela Moscow House of Photography, a mostra que já passou por Londres, Berlim, Amsterdã e Rio de Janeiro, reúne 300 obras, entre fotografias, fotomontagens, capas de livros, revistas e cartazes. 

A exposição Revolução na Fotografia, sobre o trabalho do russo Aleksandr Rodchenko, está na Pinacoteca do Estado até o dia 1˚ de maio.

Capa LEF – Retrato Osip Brik (1924)

Pro eto (Sobre isto) - 1923
Fotomontagem - impressos, fotografias e guache
sobre cartão (1923)

Capa de Rodchenko para livro
“Conversa com o Inspetor de Finanças sobre a Poesia”,
de Mayakovsky (1926)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...